O maior espetáculo da Terra

Os cariocas são apaixonados por sua cidade. Eles adoram dizer que “o maior estádio de futebol do mundo” ou “a maior floresta urbana do mundo” estão lá. Mas por causa de seu espírito festivo, os cariocas realmente gostam de dizer que, no Rio de Janeiro, há o maior espetáculo da Terra: O Desfile das Escolas de Samba.

Não é fácil discordar dessa informação. Há 12 escolas de samba que desfilam em duas noites diferentes. Cada escola tem, em média, 3.500 membros, seis carros alegóricos, 300 bateristas tocando nove instrumentos diferentes para uma plateia de cerca de 160.000 espectadores. Não é o maior espetáculo da Terra?

Os primeiros membros de uma escola a pisar na Avenida são a comissão de frente. Eles são o grupo que realiza uma coreografia que introduz o tema que a Escola apresentará ao longo do desfile. Nos últimos anos, as comissões de frente fizeram apresentações incríveis com coreografias complexas, truques criativos e impressionantes efeitos especiais.

O desfile de cada Escola de Samba é composto por alas que se aproximam e oferecem uma evolução do enredo.  Os membros das Escolas escolhem os trajes para aquele ano e trabalham para contar a história da Escola. Algumas alas diferem entre as escolas. Mas uma é comum a todos: a ala das baianas. É composta por mulheres mais velhas ligadas às tradições das associações. Elas usam fantasias com longos vestidos de cetim extravagantes. Durante o desfile, as baianas fazem rodopios e os efeitos de suas saias girando é um dos momentos mais emocionantes.

Mas sem dúvida, os elementos mais marcantes são os carros alegóricos. Alguns deles têm até 13 metros de altura e 60 metros de comprimento. Olhando para eles, podemos ver toda a inventividade dos cariocas. Efeitos de luzes, cachoeiras, coreografias, fogos de artifícios, cada efeito escolhido é feito para impactar o público e mostrar a grandeza do espetáculo.

E há as musas da avenida, é claro. Algumas das mulheres mais bonitas do país treinam durante todo o ano para apresentar um espetáculo inesquecível. Há celebridades e musas anônimas brilhando a conhecida beleza brasileira com o samba como trilha sonora. Os espectadores são gratos.

O Desfile das Escolas de Samba reúne criatividade, inovação, luxo, alegria, felicidade e a informalidade típica do Rio de Janeiro. É por isso que não há melhor maneira de conhecer a cidade como no Carnaval.