Desfile das Campeãs

O sábado seguinte aos Desfiles das Escolas de Samba é um dos maiores momentos do carnaval do Rio: O Desfile das Campeãs.  Os resultados finais das competições são anunciados na quarta feira de cinzas, após passarem por uma cuidadosa avaliação do desempenho. Com base em vários requisitos, os juízes atribuem uma pontuação para cada uma delas. Ao final, a escola com maior pontuação é declarada a campeã daquele ano.

No sábado, as seis melhores escolas de Samba, juntamente com o campeã do Grupo Acesso, desfilam novamente no Sambódromo. É uma vitória compartilhada, proporcionando ao público a chance de ver o que havia de melhor nos desfiles daquele ano em apenas uma noite. Sem a pressão da competição, os membros das escolas também vêm para a Avenida Marquês de Sapucaí mais descontraídos. Isso torna o Desfile das Campeãs mais leve, mais alegre e com um estado de espírito de celebração no ar. Um dos destaques da noite é quando a campeã chega na Avenida e é aplaudida pela multidão que honra a ao sua vitória.

Além disso, é um momento em que o público pode dizer adeus ao carnaval em uma nota elevada. A natureza descontraída do Desfile WELCOME das Campeãs traz o verdadeiro espírito de celebração do carnaval de rua para o Sambódromo.

Apoteose

A ordem do Desfile das Campeãs é uma ordem crescente. Primeiro vem a campeã do Grupo do de Acesso. Em seguida, vêm a sexta finalista do “Grupo Especial”, até que finalmente a vencedora fecha o Carnaval do Rio.