Carnaval no Rio! Como tudo começou

Se você está vindo para o Rio para curtir o carnaval pela primeira vez, há algumas coisas que você tem que saber sobre o desfile das escolas de samba. O primeiro desfile oficial ocorreu em 1932.Desde então, as escolas competem entre si, e todos os anos usam diferentes inspirações para os seus temas, músicas, figuras públicas locais ou internacionais, ou questões culturais dos diferentes povos do mundo.

Vamos apresentá-lo para as Escolas de Samba mais tradicionais:

Beija-Flor: A escola está localizada fora do Rio de Janeiro, no município de Nilópolis, e é uma das maiores escolas de samba, tendo sido campeão por 12 vezes.Também foi a primeira a ter uma combinação de gestão das artes e um grupo de profissionais que os representem nessa comissão, enquanto a maioria das outras escolas tem um perfil mais informal. A escola é bem conhecida pela sua excelência na criatividade, com cores fortes e fantasias que encantam por sua qualidade.

Mangueira: A escola mais tradicional do Rio, fundada em 1928. Início de grandes poetas populares da música brasileira, como Cartola, e de grandes nomes como Beth Carvalho, Chico Buarque e muitos outros. Na história do carnaval carioca, a escola se destaca pela batida do tambor Surdo, o que dá um ritmo típico e cativante. O Surdo é o instrumento que simboliza o carnaval carioca e é responsável pelo ritmo que é tão animado e contagiante. A escola tem em sua história 18 títulos.

Mocidade: A escola é muito famosa por trazer a cada ano algo novo para a sua bateria. Ela foi a primeira a fazer a famosa “paradinha” em frente ao júri. Uma mudança temporária no ritmo da bateria, como uma forma de diferenciar-se das outras escolas, mantendo o ritmo para que a escola continue o desfile.  Ela também foi responsável pela introdução da “madrinha de bateria”, em 1985, que é hoje um dos personagens mais importantes na escola, sempre representado por lindas mulheres. A escola ganhou 05 campeonatos, o último em 1996, mas está sempre entre as favoritas. Ela é conhecida por suas criações futuristas, como a primeira apresentação de vôo de um componente que o público já viu.

Salgueiro: A furiosa! A escola é uma das escolas mais tradicionais do Rio e sua bateria é conhecido como “bateria furiosa”. A Salgueiro tornou-se famosa devido às seus excelentes intérpretes de samba, que com suas vozes poderosas encantam e convidam o público a cantar com eles. Os ensaios que acontecem em sua quadra são os mais procurados e animados. A escola é a favorita de muitas celebridades e figuras famosas de todo o mundo, uma vez que está localizada na área central da cidade, que é um ponto de fácil acesso e uma área de mais segurança.

Portela: Desde o primeiro desfile oficial, a Portela foi a única escola a participar de todos os desfiles, e tem o maior número de títulos. Ao longo das primeiras décadas do carnaval carioca, tornou-se uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, usando a águia como símbolo e as cores azul e branco. Ganhou o primeiro lugar em quantidade de títulos, e é também uma das escolas presentes desde a fundação do carnaval carioca. A tradicional agremiação já conquistou 21 carnavais, e a última conquista foi em 1984, com o samba-enredo “Contos de Areia”.

Então, qual é o seu favorito até agora?

Há apenas uma maneira de ter certeza disso. Você deve ir para o desfile oficial no Sambódromo. Compre seus ingressos agora!

Além disso, há outras escolas importantes, como a Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Porto da Pedra, Renascer de Jacarepaguá, São Clemente, União da Ilha, a Unidos da Tijuca, e Vila Isabel. Todas elas representam uma região específica e uma identidade única do Rio, e todos os anos elas apresentam um novo tema e um novo enredo, com uma canção especial e belas fantasias. Nós garantimos que pelo menos uma delas vai impressioná-lo e tornar-se dona do seu coração!

Prepare tudo e embarque em uma viagem inesquecível através do Carnaval do Rio de Janeiro, onde o ponto de partida é o samba, que irá levá-lo para um mundo encantado.